• Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
RSS Feed

solidão, olha a casa é sua

Durante quase um mês, em meados de 2008, eu frequentei o hospital Santa Cruz porque minha avó materna ficou internada lá antes de falecer.

Sempre que ia visitá-la passava na frente da entrada sem saber o que era aquele lugar. Só via as árvores altas por cima do muro. No mês que se passou, não vi ninguém entrar ou sair de lá.

Ano passado, depois de ouvir falar da Casa Modernista, fui conferir o endereço. Então eu entendi que aquele lugar pela qual eu passei tantas vezes era a Casa.

Visitei a Casa alguma vezes. Com o decorrer dos últimos meses percebi que ela estava melhor conservada na minha primeira visita. De vez em quando, andando no jardim, dá até para ouvir uma buzina de um carro na rua. Na maior parte do tempo só se ouve pássaros e o ranger da própria casa.

Quase não há mobílias, a piscina é isolada e desativada, mas o mesmo muro que me impedia de ver o interior do lugar me impede de ver o resto da cidade. É por isso que eu sempre volto.

No fim da tarde a luz passa bonita entre as árvores. Para muita gente pode ser só mais um lugar de uma cidade que parece viver de passado, mas esse lugar, que sempre esteve uma visita e outra ao hospital me faz lembrar do meu passado, e da minha avó.

A Casa Modernista fica na Rua Santa Cruz, 325. É uma caminhada leve da estação de metrô Santa Cruz, coisa de 5 minutos. A entrada é gratuita e as visitas podem ser feitas de terça-domingo. Fecha cedo, 17h.

Se você visitar a casa e tiver tempo, recomendo uma visita ao Museu Lasar Segall. Outro espaço bonito no bairro, e o museu tem um café bom.

Para ver mais um pouquinho da Casa Modernista, tem esse link de um vídeo curto, de alguns que eu fiz na última visita.

#casamodernista #casamodernistadaruasantacruz #santacruz #arquitetura #luzbonita #jardim

POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO
INSTAGRAM