• Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
RSS Feed

Mercadão (e algumas incoerências)

Entre tantas e tantas listas de lugares para se conhecer em São Paulo é fácil encontrar o Mercadão.

Como muitos outros pontos da cidade, acho que o que se fala da comida está mais para mito. Eu não considero que minha crença em discordar da importância que dão ao Mercadão seja apenas consequência da minha falta de interesse em encarar uma fila de espera para consumir quantidades exageradas de mortadela.

O que eu acho é que SP tem certos endereços que a gente insiste em defender embora nunca tenha ido. A gente quer que a visita conheça embora nem mesmo a gente conheça e que ela goste, acima de tudo. Talvez seja um orgulho bobo porque São Paulo pode ser uma cidade muito interessante e também porque existe uma ideia de que conhecer um lugar é visitar seus cartões postais e fazer programas típicos de turista - mesmo que isso signifique descer o mar de gente que é a ladeira Porto Geral saindo do metrô ou esperar uma vaga no estacionamento do Mercado e poder ficar ilhado por lá porque sempre que chove tem enchente.

De certa maneira, é possível e provável morar aqui uma vida toda e conhecer muito pouco da cidade - eu por exemplo só fui ao Masp pela primeira uns 2 anos atrás.

Isso acontece em parte porque SP é muito grande e viver aqui pode ser muito complicado. Já basta cruzar distâncias demoradas para cumprir expediente. Outra razão é que conhecer a cidade é estar disposto a enxergar a cidade, inclusive o que não é bonito. Nisso São Paulo também não desaponta.

Apesar de tudo, uma vez dentro do Mercadão, eu gosto de ver as cores e o movimento, por isso voltei lá tantas vezes. Uma das melhores cervejas da minha vida eu bebi em um daqueles corredores apertados, correndo o risco de ficar presa lá durante uma tempestade de verão. Afinal, eu sou paulistana mesmo.

#mercadão #mercadomunicipal #cidade #centrodesp

POSTS RECENTES
TAGS
Nenhum tag.
ARQUIVO
INSTAGRAM
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
© 2017 Lilian Higa Fotografia. Todos os direitos reservados.